Animação, Promoção e Património Cultural

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2015/2016

Código: LAIS20018
Sigla: APPC
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
ANIM 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Maria Isabel de Chagas Henriques de Jesus
Corpo docente: Maria Clara Ferreira Canelhas Correia
Maria Isabel de Chagas Henriques de Jesus

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

O estudante adquirirá competências ao nível da: (a)organização e gestão de informação baseada no
levantamento e identificação de indicadores culturais, nomeadamente ao nível do património construído, das
estruturas sociais e comunitárias existentes, dos produtos realizados, dos aspectos simbólicos produzidos
num dado contexto; (b)apropriação e utilização de conceitos diferenciados que permitam identificar as
especificidades e “pontes” entre, nomeadamente, cultura, educação, instrução, desenvolvimento;
(c)compreensão das limitações de ordem etária e de desenvolvimento cognitivo, que condicionam a apreensão
das mensagens culturais e a participação das populações, nomeadamente as menos informadas e mais
desfavorecidas;(d)apropriação de conhecimentos práticos, de técnicas e metodologias utilizadas na animação
e promoção do património cultural, resultantes do contacto com profissionais, empresas e serviços.

Programa

1.Abordagem e aprofundamento de conceitos fundamentais:. Conceitos de Património; Património Artístico;
Cidades Criativas; Cultura, Comunidade, Identidade Identificação; Multiculturalismo, interculturalidade,
globalização; Património Mundial, Património da UNESCO e Programas comunitários de promoção do
Património Cultural. 2. Património cultural e a educação para a cidadania: O património como recurso
educativo, socializador e integrador; As “Cidades Educadoras” como espaços territoriais de educação;
animação e promoção do património cultural em localidades, bairros e comunidades. 3.Identificação de
públicos, níveis etários e estádios de desenvolvimento: níveis etários, socioculturais e de desenvolvimento
cognitivo; Estádios de desenvolvimento gráfico­plástico,4. Acções de promoção do Património Cultural:
desenvolvimento de acções de promoção por serviços educativos de museus e comunidades.


Métodos de Ensino

Os temas serão articulados de forma a demonstrarem que a Animação pode participar de forma diferente na
promoção do património, utilizando o mesmo como recurso de socialização e desenvolvimento da cidadania. A
par da discussão dos temas teóricos nas sessões, serão realizados contactos com entidades que
desenvolvem a sua actividade promovendo aspectos específicos do património cultural ou animando acções
sobre o mesmo, com vista a participarem em algumas das actividades
Avaliação Contínua:1–Participação nas aulas, incluindo a apresentações das visitas à turma: 20%; 2­
Intervenção nas aulas sobre os temas em discussão: 10%;3–Assiduidade:10%;4­Trabalho prático que
revestirá a forma de Relatório onde serão abordados os temas e tipos de acções de promoção do património,
metodologias e técnicas empregues, resultado das visitas e contactos com profissionais: 60%.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
ARNHEIM, R. (1980) Arte e Percepção Visual. São Paulo: EDUSP.
GERVEREAU, Laurent (2007) Ver, Compreender, Analisar as Imagens. Lisboa: Edições 70
LOPES, Marcelino de Sousa (2008) Animação Sociocultural em Portugal. Edição Intervenção – Associação para
a Promoção e Divulgação Cultural. Amarante.
MIRANDA, José A. Bragança de (2002) Teoria da Cultura.Lisboa: Século XXI
NABAIS, A. J. C. M., (1993) “Nova Museologia – Novas Práticas Museológicas” In Vértice, 54 ­ Maio­Junho.
PEREIRA, José Dantas Lima; VIEITES, Manuel Francisco; LOPES, Marcelino de Sousa (2008) A Animação
Sociocultural e os Desafios do Século XXI Edição Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação
Cultural. Amarante.
PERES, Américo Nunes; LOPES, Marcelino Sousa (2007) Animação Sociocultural – Novos Desafios. Editor:
Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP). Amarante.

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